ÓRTESES:
Onico: Unha
Órtese: aparelho que auxilia no tratamento e/ou correção de um membro
Onicoórteses:
São técnicas desenvolvidas por podólogos e usadas também por alguns dermatologistas para correção da lâmina ungueal.
Técnicas para auxiliar na
- Recuperação
- Reestruração
- Modificação da lâmina ungueal
A aplicação das órteses, de imediato, alivia a dor e não atrapalha em nada a vida do cliente. A opção pelo uso e o tipo de órtese a ser colocado, deve ser uma atitude consciente, determinada pela real necessidade de acordo com o formato da lâmina ungueal.
O processo é lento, porém, progressivo e requer manutenção.
As órteses são indicadas nos casos de:
– Onicocriptose;
– Onicofose;
– Traumatismos por calçados;
– Traumatismos mecânicos acidentais;
– Corte incorreto das lâminas ungueais;
– Auxílio no tratamento de onicomicose.
Técnicas básicas de onicoórtese:
1 – Metálica
2 – Fibra de Memória Molecular
3 – Acrílica
1 – Órtese Metálica: fio ortodôntico com mola (no formato de omega) que tem a finalidade de corrigir a lâmina ungueal através de tração até atingir o formato ideal. Adesão com cola instantânea ou resina acrílica através de brackts.
2 – Órtese de Fibra de Memória Molecular: trata-se de uma fibra de vidro com resina epóxi. Esta fibra obedece a princípios da física, sua tração sobre a lâmina ungueal devolve-lhe o formato ideal. É mais indicado para correção de casos brandos, para manutenção ou ainda como reforço na continuidade do tratamento.
3 – Órtese Acrílica: resina acrílica pó + líquido acrílico (acrílico auto polimerizante). É a técnica mais antiga e tem resultados excelentes. Também tem como objetivo aliviar as pressões laterais que os dedos vizinhos e os calçados exercem sobre as unhas; e substituir a ausência de parte da lâmina ungueal.