PODOLOGIA DESPORTIVA

O pé é a base para o esporte

Dependendo da estatura de cada atleta e do tipo de esporte, podemos gerar mais ou menos impacto ao longo da atividade esportiva. O impacto é a força proveniente do solo no momento em que o pé entra em contato com este. Cada vez que é realizado o apoio do calcanhar no solo, parte desta força é recebida pelo corpo tendo início no pé que progressivamente termina na cabeça. Quanto maior for esta força, maior é a tentativa do organismo absorvê-la, essencialmente através dos nossos músculos. A primeira estrutura que recebe a maior parte desta força é o pé.
A arquitetura do pé está especialmente desenhada para distribuir de forma equilibrada estas forças de impacto, mas nem sempre isto acontece. No momento em que surge alguma alteração no seu desalinhamento, produzem-se sobrecargas e alterações na distribuição de forças entre o solo e o pé, provocando lesões no pé, tornozelo, joelho, coluna vertebral entre outros membros.

TRATAMENTO
A análise biomecânica desportiva deve ser rigorosa, precisa e realizada pelo podólogo, que irá identificar as zonas e estruturas anatômicas submetidas a forças de stress quer do pé, joelho, e coluna.
Com objetivo de tratar e prevenir as lesões desportivas que muitas das vezes passa pelo uso de uma palmilha ortopédica personalizada.
Para além do acompanhamento biomecânico, da avaliação morfológica e funcional do pé, o podólogo realiza o tratamento das lesões da pele e unhas relacionadas com o pé do esportista.

LESÕES MAIS COMUNS NO ESPORTISTA

– Entorses
– Lesões do tendão
– Lesões de osso e periósteo
– Lesões da placa de crescimento em crianças
– Contusões
– Lesões das unhas (ex.: hematoma; descolamento; unhas encravadas)
– Lesões da Pele (ex.: pé de atleta, bolhas)

CALÇADO DESPORTIVO
A escolha correta de calçados é de extrema importância não só para uma boa prática esportiva mas também na prevenção de lesões esportivas.

Os calçados ideais são os que se adaptam tanto ás caraterísticas do pé do esportista, como aos requisitos de cada esporte.
O tipo de calçado é distinto dependendo do tipo de esporte, do piso sobre a qual se pratica o esporte e o nível de atividade esportiva em que se encontra.
A escolha do calçado esportivo também varia mediante a anatomia do pé, de maneira geral deve atentar aos seguintes requisitos:
– Boa adaptação
– Que não comprima o pé
– Bom amortecimento mas não demasiado porque provoca instabilidade
– Com cordões para que se adapte melhor à anatomia do pé.